Trabalhos Aprovados e Normas para Submissão de artigos


Atenção:  Lista dos trabalhos aprovados


             Modalidade: Comunicação oral 

Apresentações: 
Data 20/11 (quinta-feira)
Horário: 14 horas
Local: UNEB/Campus XVII


TÍTULO
AUTOR(ES)
EIXO
 A CURA QUE SE CRÊ, AS PRÁTICAS QUE SE TEM: ANÁLISE DO PROCESSO CRIMINAL DE ANTONIO LESSA DA SILVA (CAETITÉ – 1967)
Rúbia Mária Oliveira
Sileje Santana Teixeira
1)  Memória, identidade e cultura afro-brasileira.
“AS FAMÍLIAS INTEIRAS ALIMENTAM-SE DA RAIZ DO TUCUM, DA MACUNÃ, CORROÍDOS PELA FOME [...]”: TÁTICAS DE SOBREVIVÊNCIA DE ESCRAVOS, EX-ESCRAVOS E/OU LAVRADORES NO ALTO SERTÃO DA BAHIA (1887 – 1891).
Maria Wane Brandão Silva Rocha

1)  Memória, identidade e cultura afro-brasileira.
BANDA QUILOMBO DO RIO DAS RÃS: INCLUSÃO, MÚSICA E IDENTIDADE
Elisabete Tâmara Galvão dos Santos
1)  Memória, identidade e cultura afro-brasileira.
REDES DE CONVÍVIO: LAÇOS FAMILIARES E SOCIAIS DE ESCRAVOS DO SERTÃO DO SÃO FRANCISCO (URUBU – BA, 1840-1860)
Napoliana Pereira Santana
1)  Memória, identidade e cultura afro-brasileira.
“SE RECEBERAM EM MINHA PREZENÇA OS CONTRAHENTES”. CASAMENTOS DE ESCRAVOS E FORROS NO “CERTAM DE SIMA DO SAM FRANCISCO”: PRÁTICAS E SIGNIFICADOS (1730-1790)
Gabriela Amorim Nogueira
1)  Memória, identidade e cultura afro-brasileira.
DIALOGANDO PARA ALÉM DA COR DE PELE, SEGUNDO AS CONCEPÇÕES DAS ESTUDANTES NEGRAS DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA)
Clezilda Borges dos Santos

2) Educação, linguagem e relações étnico-raciais

CIRANDA AFRICANA: LEITURA E CONTOS
Reinaldo Moreira dos Santos
2) Educação, linguagem e relações étnico-raciais
A TEMÁTICA AFRO-BRASILEIRA NAS OFICINAS DO PIBID: UMA BREVE REFLEXÃO
Deníslei Sousa Castro
2) Educação, linguagem e relações étnico-raciais
POSSIBILIDADES E LIMITES DA LEI 10.639/03: CONSCIENTIZAÇÃO NEGRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Suênia Amanda Nunes dos Santos
Taís Cardoso de Araújo

2) Educação, linguagem e relações étnico-raciais
MEMÓRIA, CURRÍCULO: CULTURA QUILOMBOLA E EDUCAÇÃO, UM DIÁLOGO NA ESTEIRA DOS SABERES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO MUNICÍPIO DE CAETITÉ-BA.
Ana Patrícia de Brito Carvalho Freitas

2) Educação, linguagem e relações étnico-raciais
JOVENS QUILOMBOLAS DE ARAÇÁ/CARIACÁ: UMA REFLEXÃO NECESSÁRIA

Kleide Iraci Marques Silva
2) Educação, linguagem e relações étnico-raciais



                  
                       Modalidade: Pôster
Apresentações: 
Data 21/11 (sexta-feira)
Horário: 14 horas
Local: UNEB/Campus XVII


TÍTULO
AUTOR(ES)
EIXO
“É Viva a palavra quando são as obras que falam”. Santo AntOnio de Pádua: história, religião e cultura, Gameleira da Lapa-BA
Ellen Márcia Costa Alves
1)  Memória, identidade e cultura afro-brasileira.
CANDOMBLÉ: HISTORIA, CULTURA E RELIGIÃO EM GAMELEIRA DA LAPA - BA (2001-2010)
Sílvia Souza Bispo

1)  Memória, identidade e cultura afro-brasileira.
SOCIEDADE FILARMÔNICA 13 DE JUNHO: PATRIMÔNIO MUSICAL E CULTURAL DE PARATINGA- BAHIA, DE 1902 A 1904
Eliane de Souza Sá Teles
1)  Memória, identidade e cultura afro-brasileira.
FESTA JUNINA: HISTÓRIA, CULTURA E RELIGIÃO EM GAMELEIRA DA LAPA – BA (1990 A 2003)
Elzinete Mendes de Araújo
1)  Memória, identidade e cultura afro-brasileira.
BENZEDEIRAS EM GAMELEIRA DA LAPA (2001 A 2010)
Nadijane Pereira dos Santos
1)  Memória, identidade e cultura afro-brasileira.
O GOLPE MILITAR DE 1964: A DITADURA NA MICRORREGIÃO DO MÉDIO SÃO FRANCISCO
(1964-1985)
Willis Pericles Fernandes Batista
1)  Memória, identidade e cultura afro-brasileira.

HISTORIOGRAFIA E PRÁTICA EDUCATIVA: ENSINO DE HISTÓRIA DA ESCOLA MUNICIPAL IRMÃ PETRONILA MULLER EM GAMALEIRA DA LAPA (1990-2014)
Sidicléa Maria da Conceição Santos
2) Educação, linguagem e relações étnico-raciais
MESTRE GUARANY, MESTRE DAS CARRANCAS DO SÃO FRANCISCO  
Evalda Souza Cruz
1)  Memória, identidade e cultura afro-brasileira.

“ESSA TERRA NOS PERTENCE POR DIREITO! AGORA NOS DÊ LICENÇA QUE QUEREMOS TRABALHAR”: LUTAS E RESISTÊNCIAS DE QUILOMBOLAS DE RIO DAS RÃS (1980-2000)  
Ilane Arcanjo Teixeira

1)  Memória, identidade e cultura afro-brasileira.


























De 10/10/2014 a 07/11/2014 - Inscrições para comunicação oral e pôster
17/11/2014: Divulgação dos trabalhos aprovados. 

Para a apresentação de trabalho nas sessões de comunicação oral e pôster, o proponente deverá ser, no mínimo, graduando. Cada inscrito terá direito a submissão de até dois trabalhos por autor, e estes, no máximo, com três autorias. Na inscrição deverá colocar a opção do Eixo Temático de sua preferência. A avaliação (aceitação ou recusa) de trabalhos será realizada pela comissão científica. A comissão de avaliação julgará os trabalhos exclusivamente por sua qualidade, limitando a seleção ao número adequado para apresentação no evento e de acordo com o tempo disponível. Somente serão aceitos trabalhos com redação e ortografia adequadas, pois a versão enviada será definitiva.

Eixos temáticos:

1)  Memória, identidade e cultura afro-brasileira.

2) Educação, linguagem e relações étnico-raciais

Formatação do Artigo Completo e do Pôster

Instruções gerais:

· Papel A4, orientação retrato;
· Margens superior 3 cm e inferior: 2 cm; direita: 2 cm e esquerda: 3 cm;
· Editor de texto: Word do Office 2003 ou posterior;
· Fonte Times New Roman, tamanho 12;
· Espaçamento: simples; e parágrafo: justificado;
· Deverá ser no mínimo 08 (oito) e no máximo 12 (doze) páginas.
· Título em maiúsculo/negrito com alinhamento centralizado; títulos das subseções do texto enumerados e em minúsculo/negrito; Nome dos autores à direita, seguidos do nome da instituição.

O resumo deverá conter: síntese do objetivo da pesquisa, referencial teórico, metodologia, discussões, resultados (finais ou parciais) e de 3 a 5 palavras-chave. E a seguinte configuração: até 300 palavras, incluindo espaços; formato “doc”; fonte: Times New Roman, tamanho 12; margens superior 3 e inferior com 2 cm; margens direita 2 e esquerda com 3 cm, espaçamento entre linhas simples; alinhamento: justificado.
· Inserir número de páginas no rodapé com alinhamento ao lado direito;
· As notas devem ser colocadas no rodapé da página correspondente;
· As citações deverão ser inseridas no corpo do texto, incluindo o sobrenome do autor da fonte, a data de publicação e o número de página (se for o caso), conforme normas da ABNT. As referências bibliográficas completas do(s) autor(es) citado(s) deverão ser apresentadas em ordem alfabética, no final do texto, de acordo com as normas da ABNT.

Observação: o texto do pôster deverá ter formato de artigo, com problemática anunciada e desenvolvida, conclusões/recomendações e referências, estruturado de 3 (três) a 5 (cinco) páginas, incluindo as referências bibliográficas e os anexos. A formatação do texto deverá seguir as mesmas orientações descritas acima.

O pôster deverá ser preferencialmente no tamanho 1,20 m x 0,80 m e conter as seguintes formações:
· Apresentação
· Marco Teórico
· Resultado, conclusões e implicações do estudo.
· Referências bibliográficas: até 8 referências (considerar as mais relevantes).


A versão completa do artigo deverá ser enviada até o dia 11 de novembro de 2014, no endereço eletrônico: consciencianegrauneb@gmail.com